sábado, 11 de agosto de 2007

O Segredo: ou como pensar positivo no caso do acidente da TAM

Tem gente que não sabe ver o lado bom das coisas.
Esse é o grande segredo: pensar sempre positivo. Quem pensar positivo vencerá.
Veja o caso do novo acidente da TAM.
A maioria das pessoas ficam tristes, emocionadas. Enquanto o certo seria pensar positivo, buscar o lado bom do acidente.
Essas pessoas ficam assim por culpa da televisão que explora a tragédia de forma sensacionalista. A televisão mostra corpos, mães choronas, coisas horríveis. Aí o cara fica todo melodramático. E quem é melodramático só chora e não age. Mas atenção, a televisão faz isso apenas para distrair o cidadão. Pois a televisão quer que você, cidadão brasileiro, pense coisas negativas o tempo todo. Pois assim você será um perdedor e sempre ficará assistindo gostosas na tv, ao invés de estar comendo as respectivas.
É para nos manter passivos que a televisão explora a tragédia de forma
melodramática.
Mas só vencerá na vida quem não cair nessa da mídia e manter o otimismo aceso. Não é a toa que a capa da Veja, na semana seguinte ao acidente, enfatizava o poder do pensamento positivo.
Eles estavam certos. Querem nos ajudar a vencer.
O fato é que tudo na vida tem seu lado bom. Não que eu goste de tragédias, mas uma coisa há de ser dita: não tem nada que eu possa fazer pelos mortos. Eles já eram.
Eu vou me preocupar com eu e com minha família que ainda esta viva.
E não dá para negar: há inúmeras oportunidades no acidente. Tal como traficantes de penicilina na segunda guerra, tive inúmeros amigos advogados que assim que ouviram a notícia na televisão, saíram da sala de estar, prepararam uma malinha de viagem, se despediram da esposa e dos filhos, e foram se hospedar no mesmo hotel que as famílias das vitimas estariam hospedadas. A idéia deles foi bem simples: defender as vitimas para aumentar a idenização delas. Eles aproveitaram o momento e ainda vão ajudar as vitimas
Além disso é claro que abordar a vitima nesse momento tem outra vantagem: você pode explorar o momento emocional delas e fazer contratos aonde você ganhará porcentagens muito além do mercado. Mais de 30 advogados se hospedaram no mesmo hotel naquele dia. Eles estão até hoje se engalfinhando para pegar o caso e enriquecer. Mas são pessoas que viram oportunidades. Se eu fosse advogado estaria lá. Se eu fosse pobre lançaria souvenirs de pedaços dos escombros.
Mas sou apenas um empresário. O que faço muito é investir na bolsa.
O que devo me preocupar é com as ações da TAM. Que caíram.
Na hora fiquei com medo. Mas agora decidi não vender. E ainda mais: decidi comprar mais.
Decidi que vou investir ainda mais na TAM
No próximo Post coloco o artigo que me convenceu disso.

Nenhum comentário: